ModChipBrasil

Revendedor Oficial do

Matrix Infinity no Brasil

 

Review by QWM

 

Review do Matrix Infinity
 
http://www.ps2forum.net/viewtopic.php?t=17010

 

Image





Desde o lançamento do dms3, o mercado de modchips não tinha apresentado muitas inovações no que tange a novos recursos dos chips, mesmo o dms3 está com uma demora significativa para o lançamento do novo firmware 2.0 que vai implementar alguns recursos e consertar alguns bugs da versão 1.8, mas talvez até pela concorrência eminente o dms3 team tem se movimentado bem, anunciando o release 2.0 do firmware.

Chega agora ao mercado brasileiro, praticamente junto com o seu lançamento na Europa, o tão aguardado Matrix Infinity, para que nunca ouviu falar, o chip prometia fixar novos padrões para o mercado, fazendo tudo aquilo o que sempre gostaríamos que um modchip fizesse, desde o lançamento do ps2, ser um destravamento tão amigável quanto era para o ps1. Neste review vamos descobrir se o chip realmente cumpre o que promete.


OBJETO DE ESTUDO

Foram utilizados os seguintes módulos para este review:
- PS2 V9 – Data code 3C – driver de dvd 3.00
- Network Adapter
- Rede Local compartilhada
- MagicV 50k (calma, é isso mesmo)
- Matrix Infinity com firmware 1.0

PREPARAÇÃO
Bom, como a idéia do review é se certificar que a instalação deste chip não precisaria de tantos cuidados como o dms3, resolvi fazer uma instalação tipo “só Jesus salva”, mas para tanto eu teria que me certificar que pelo menos 1 modchip funcionaria naquela instalação, por isso foi pré-instalado o magicV somente para um pré-teste, depois que o destravamento funcionasse, o magicV seria retirado e a fiação aproveitada para a instalação do matrix.

FIXAÇÃO
O chip em si é praticamente do mesmo tamanho do Messiah2, então há vários pontos da placa-mãe em que o chip pode ser fixado sem problemas, mas propositalmente coloquei na área da fonte, onde a fiação ficaria mais longa e mais sujeita a interferências.

MATERIAL UTILIZADO
Claro, fazer uma instalação mais descuidada, não significa utilizar qualquer material e torrar a placa mãe antes do chip sequer funcionar, foram utilizados os materiais de praxe para a instalação:
- fio rígido AWD30 para os pontos normais
- fio de cobre rígido para alimentação e aterramento
- Estação de solda Aterrada
- solda 0,5 mm
- Jogo de espátulas SMD
- Lupa 10x

INSTALAÇÃO
Como foi dito anteriormente, a instalação não é uma do qual eu possa me orgulhar muito, primeiramente um magicV 50K foi instalado no local onde o matrix deveria ser fixado, após um primeiro teste de funcionamento, o magic foi retirado e o matrix instalado reaproveitando-se a mesma fiação que fosse comum, mas como o matrix não utiliza todo o barramento do controlador de cd/dvd, vários pontos iriam ficar sem conexão, o que pode ser uma agravante, já que um fio conectado somente em 1 ponto pode servir de antena e gerar ruído no circuito do ps2. Em um primeiro momento optei por mantê-los e só retirá-los somente se fosse necessário.
Depois que o PS2 é ligado, nota-se uma pequena demora para a inicialização, mais demorado que o magicV, porém mais rápido que o dms3. O fabricante explica que a demora é mais por causa da leitura do joystick 1, pois o chip fica um tempo aguardando algum comando do primeiro controle, se por acaso o ps2 for ligado sem o controle, ele pode ficar até 15 segundos aguardando resposta do controle, até lá o ps2 não inicializa. No caso do V9, como ele tem o sensor do controle remoto, mesmo ligando o ps2 sem o controle, não demora tanto para inicializar.


 

Image
fig. macarronada, o matrix instalado




TESTES PÓS-INSTALAÇÃO
O ps2 ficou em testes desde as 20:30h do dia 16/04/2004, sendo que entre o dia 16 e 18, o console praticamente não foi desligado, mesmo agora, enquanto elaboro este review, os testes continuam. Se não rodando jogos, reproduzindo filmes e CDs de música.
Vejam como o chip se comportou:

JOGO DE PS2
Modo padrão do chip, é só ligar normalmente tanto pelo reset como pelo eject. Para colocar o jogo, tanto faz se for colocado na tela dos elétrons, no browser ou resetando o ps2.
O Matrix team deve ter ficado meio traumatizado com os clones que fizeram de seu chip matrix dns, então resolveram alterar o logo que aparece na carga do ps2, incluindo a identificação do chip e a versão do firmware, pelo menos agora ficou bem mais fácil de se identificar o chip sem abrir o console, o logo é esse abaixo:

 

Image



Jogo Original : Tanto em CD quanto em DVD funcionaram sem problemas. Tanto no Browser quanto fechando a gaveta na tela dos elétrons.
CD prensado : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CD-R Geral : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CD-R The Sims : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CD-R Gravado em LG : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
DVD Prensado Prata (Hong Kong) : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
DVD Prensado Dourado (players e outros) : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CDR – DVD Rip : Esses são CDs que são copiados a partir de um jogo original em DVD, geralmente perdem algo no processo, seja música, filmes ou fases. Apesar não recomendar o uso desses jogos, todos os que foram testados também rodaram normalmente sem problemas na tela dos elétrons ou a partir do browser.
DVD-R : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser. Foram testadas as seguintes marcas: Ritek g03/G04, Samsung(Ritek), Pró-Media, Pró-Disk, Pioneer, Meritiline 2X, Samsung 2X(prodisc), HPO, Emtec, Apple, TDK, Powerdisc, Sony 4X(princo), Iota, Be-ALL e LG. Os DVD-Rs testados foram gravados por vários modelos de gravadores.
Também foi testado a carga dos DVD-Rs, ligando o ps2 com a mídia já dentro do ps2, o funcionamento foi normal (já que tínhamos um histórico com o dms3 é melhor testar).
DVD9 Prensado : Foi testado uma cópia prensada do MGS2 Substance Jap e Xenosaga, funcionou normalmente a partir do browser ou na tela dos elétrons com reconhecimento praticamente igual ao prensado.
DVD-Rs com proteção : Foram testados jogos como Splinter Cell e Tony Hawks Underground que possuem re-checagem de mídia durante o jogo e proteção na carga. O Splinter Cell passou de fases normalmente e o THU rodou sem problemas.
DVD-Rs com histórico de problemas : Jogos como Baldur Gates 2, The Sims Bustin-out e Champions of Norrah foram testados e funcionaram sem problemas
DVD-RW : Em um primeiro teste não funcionou para jogos, mas quando o fabricante foi contatado, o mesmo informou que teria que ligar 1 ponto opcional e que não colocou nos diagramas oficiais por desaconselhar totalmente o uso desse tipo de mídia, que força o canhão devido a sua baixa reflexibilidade. Ao ligar o ponto as mídias funcionaram normalmente. Fica o aviso do fabricante aqui, evitem o uso constante dessa mídia (com qualquer modchip), eu mesmo não vejo problemas em utilizá-las para testes, mas pra jogar por um período prolongado não é muito bom mesmo.
Jogos On-Line com DNAS quebrado Funcionaram sem problemas, foram testados Socom2, Fifa2004, 007 Everything or Nothing, NFSU, Medal of Honor RS, NBA Live 2004 e Return of King.
Homebrew CD/DVD : São cds e dvds montados por usuários, que não sejam originais Sony, como media players, ID-Catchers e emuladores.... já repararam que em alguns cds desses o logo do playstation passa voando? Com o matrix, esses cds/dvds possuem um logo personalizado, como mostra a figura abaixo:

 

Image




JOGOS DE PS1
É aqui que o Matrix começa a se diferenciar dos demais chips, agora você não precisa ligar o ps2 em modo ps1, o chip reconhece e já faz isso para você sem que seja necessário nenhum procedimento, você pode simplesmente colocar o jogo na tela dos elétrons, pelo browser ou resetando o ps2, o mesmo que faria para colocar um jogo de ps2.
Você pode ativar o modo smooth da bios do ps2 para suavizar as texturas do jogo a qualquer hora, (desde que seja antes de colocar o jogo, é claro).
Quando se coloca algum jogo de ps1, dá pra notar que o ps2 foi “comutado” para o modo ps1 do chip pela luz do eject, ela pisca depois que a mídia é reconhecida, depois o jogo carrega normalmente.
Se for necessário forçar o chip para entrar no modo ps1, caso ocorra algum problema na carga, pode-se faze-lo segurando o botão “O” enquanto o ps2 é resetado, durante os testes do review, não foi necessário utilizar o procedimento nenhuma vez. Veja como o chip se comportou nos testes:

Jogo Original : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CD Prensado : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
CD-R : Funcionou sem problemas na tela dos elétrons e no browser;
Jogos problemáticos : Jogos como Fear Effect1, Fear Effect2 e Crono Cross rodaram sem problemas.
Jogos com anti-mod : Alguns jogos de ps1, contém códigos anti-modchip e podem detectar o chip em partes variadas do jogo, o jogo Legend of Dragoon por exemplo testa o anti-mod nas trocas de cds, e o jogo NFL Gameday tem o anti-mod depois do menu principal.
Nos jogos NFL e Dino Crisis jap, o Matrix conseguiu rodar sem problemas, mas o Legend of Dragoon conseguiu detectar o chip e travou na troca de cds. O fabricante foi contactado e reportou que não havia testado esse jogo em específico, o mesmo iria ser verificado e corrigido em um próximo update do chip.
Jogos Multi-disc : Para jogos bons do ps1, o que mais tem é a troca de cds, que funcionaram sem problemas, foram testados Xenogears, Final FantasyVIII, Fear Effect e outros. O teste foi basicamente rodar o jogo através do disco 2 ou 3 e começar um jogo novo, quando é solicitado o primeiro cd a troca é feita e o jogo tem que funcionar.

FILMES MULTI-REGIÃO
Seguindo o exemplo dos jogos de ps1, para se ver filmes de qualquer região, não é necessário nenhum procedimento especial, é só colocar o filme tanto na tela dos elétrons, no browser ou resetando o ps2, de qualquer jeito vai entrar, se for necessário forçar para o modo de filmes, caso haja algum problema, é só resetar o ps2 e ficar segurando o botão “O” até a tela dos elétrons, nos testes do review não foi necessário utilizar deste recurso nenhuma vez. Foram testados:
- Matrix (região 4)
- Lord of Rings Two Towers (região 4)
- I Spy (região 4 com RCE)
- Matrix Reloaded (região 1 e 4) testado com o chip ligado e desligado.
- Gangues de Nova York em DVD-R
- Diversos filmes em DVD-R com proteção mantida
- Stigmata (proteção RCE +)
Todos funcionaram sem problemas, sem lags ou travamentos, com exeção do Stigmata que acusou erro de região, o fabricante já tinha adiantado que não iria funcionar (mas como a gente é cabeça dura, testa de qualquer jeito) e que provavelmente em uma próxima atualização (em breve), será elaborado um menu para o usuário fixar a região do ps2 e assistir filmes com qualquer proteção.

MACROVISION OFF
Um recurso que o dms3 tinha e que resolveram retirar definitivamente do chip, eu mesmo não vejo muita importância nessa feature, mas na época em que o dms retirou ela do firmware, recebi várias mensagens de usuários descontentes que utilizavam muito o recurso, ou porque gravavam os dvds em fitas ou porque conectavam o console no VCR, ou ainda porque tinham TVs com VCR embutido, e passaram a não conseguir ver os filmes. De qualquer jeito o matrix tem o recurso e está funcionando bem.

CD DE MÚSICA
Já que esse chip tem um auto-reconhecimento de mídias, também é bom testar os CDs de música, onde em vários chips é preciso colocar o ps2 pelo menos em modo ps1 ou desligar o chip. Felizmente funcionou sem problemas ou lags nas musicas.

DESLIGANDO O CHIP
Para desligar o chip é necessário resetar o PS2 (ou ligar), pressionar e segurar o botão “START” do primeiro controle até que a palavra DISABLE apareça na tela, isso mesmo, diferente não? Quando o chip é desligado, ouve-se um som padrão (o mesmo de quando o logo do ps2 aparece durante a carga do jogo), e a palavra disable aparece na tela, a mensagem fica na tela até que você resete o ps2 novamente, o chip vai permanecer desligado até que o ps2 seja colocado em stand-by.
A palavra “DISABLE” não estava aparecendo na tela quando o ps2 estava ligado com o cabo vídeo-componente, mas dava para ouvir o som de que o procedimento foi realizado, em contato com o fabricante o mesmo diz desconhecer o “bug” e se prontificou a verificar e corrigir.
Veja a tela que aparece quando desligamos o chip:


 

Image




MODO DEVOLUTION??
O Matrix também possui um modo para rodar pequenos aplicativos direto do memory card, para entrar nesse modo é só resetar o ps2, pressionar e segurar o botão “/\” até que o ps2 inicialize, quando se faz esse procedimento, você é levado diretamente para o browser (como o dms3 sem o dms explorer), eu tentei instalar o dms-explorer no memcard pra ver o que acontece, e é claro que não funcionou e como o Infinity manager ainda não saiu e eu já tinha desinstalado o media player do memcard, uma análise mais profunda deste recurso vai seguir em alguma atualização do review.

FAST-BOOT
O Matrix também tem o modo fast-boot, para fazer esse recurso funcionar é preciso resetar (ou ligar) o ps2, pressionar e segurar o botão “SELECT” do primeiro controle até o jogo começar a carregar.
O modo fast-boot do matrix funciona de maneira um pouco diferente do dms3, enquanto no dms3 a tela fica preta até que o jogo carregue, no matrix é possível visualizar a inicialização do ps2, mas depois o jogo é carregado pulando-se o logo, não é possível afirmar se esse modo também mexe com a ordem do boot com o HD, assim que for possível testar, postarei na atualização do review.
Por enquanto só o fast-boot para ps2 está disponível, o modo para o ps1 deve estar disponível na próxima atualização do chip.

ATUALIZAÇÃO DO CHIP
Sim, o chip também é atualizável por CD, ele conta com uma memória de 512Kb para as atualizações, segundo o fabricante, um novo firmware deve sair em breve, eles não especificaram todas as features que virão, mas algumas como o suporte ao kit HDD – USA, o modo fast boot do ps1, e possivelmente um menu para fixar região de dvd podem estar no novo firmware.
A atualização promete ser simples, apenas queimar um CD da imagem que o fabricante liberar e rodar como se fosse um jogo, o resto será automático.
Assim que liberarem o novo firmware faremos um diagnóstico do update em si e das features.

COMENTÁRIOS
Como vocês devem ter reparado, foi um teste bem extenso, até o momento o ps2 já passou em torno de 72 horas praticamente sem ser desligado, mesmo nas horas de sono ele ficava rodando um WE7 jogando sozinho ou passando alguns filmes com auto-start.
A maior dúvida era se um chip que descartou o uso de alguns pontos do controlador, pudesse ser estável, não travasse o browser ou coisa parecida, neste ponto o chip foi aprovado.
Os técnicos e instaladores podem ficar mais tranqüilos quanto a instalação, apesar de ter as mesmas características do dms3, as únicas recomendações quanto a instalação são a respeito da alimentação e aterramento do chip, e como pudemos verificar no review,a instalação transcorreu tranqüilamente apesar das “antenas” que ainda estão dentro do meu ps2, parece que o problema de interferência causada pela fiação foi bem equacionada. Durante os testes pude verificar que além do chip estar bem estável, levaram em conta vários detalhes que passam desapercebidos no dia a dia, como o logo para os cds feitos em casa ou a mensagem de desligamento do chip, se teve espaço no chip para todas essas “frescuras” e ainda incluir o suporte para todas as versões do ps2, mostra que os códigos estão “limpos” e bem otimizados. Contudo no site oficial liberaram somente os diagramas do V3 ao V10, se eu souber de alguma novidade a respeito (acho que já enchi demais os cabras lá por enquanto) coloco como atualização do review.
Um outro aspecto interessante, é que o contato com o fabricante do chip tem sido fácil, pelo menos por enquanto, dúvidas e sugestões enviadas foram respondidas em pouco tempo, sinceramente espero que continue sempre assim.
Para aqueles que compartilham o ps2 com os familiares que não entendem muito de tecnologia, o recurso de auto-reconhecimento dos tipos de mídias (ps1/ps2/filme/cd), vem a calhar, quem já tentou explicar para a mãe como fazer um swap ou seguir um procedimento de boot pra ver filmes sabe do que eu estou falando :o).
Dos quase 400 boots que eu devo ter dado, e outros tantos que a equipe do fórum deu quando foram em casa, o boot falhou umas 2 vezes, a taxa de acerto de boots ficou muito boa, claro que, como esse chip, nenhum outro chip vai ter 100% de acerto, sempre vai ter uma condição em que o boot vai falhar, devido a complexidade do destravamento o que não desabona em nada este chip.
Oportunamente irei testar o chip em outros modelos de ps2 e postar o comportamento do mesmo em futuras atualizações do review.
Fica aqui minha recomendação por esse chip, que conseguiu ser amigável para os leigos e agregar recursos para os usuários mais avançados

Voltar